Responder

Procuro dados do trisavô

Se necessita de ajuda com a sua pesquisa sobre a história da sua família, coloque aqui a sua questão

Moderador: landerset

ssonia7
female
Mensajes: 1
Introducción: Gráfico
Navegación: Gráfico
Ver su árbol genealógico

Procuro dados do trisavô

Mensaje por ssonia7 »

Oi, boa tarde!
Me chamo Sônia. Estou a procura de informações de nascimento e casamento de Laureano Coelho Moita, meu trisavô. Ele era português, possivelmente nasceu na cidade ou região de Porto. Um parente dele, Custodio Coelho Moita chegou ao Brasil ao Brasil pela decada de 1860;.
favieira
favieira
Mensajes: 15
Introducción: Gráfico
Navegación: Gráfico
Ver su árbol genealógico
Olá Sónia,

Com informações tão escassas sobre o seu trisavô, designadamente, data, local de nascimento e outros parentes, é muito difícil efectuar uma pesquisa eficaz.

Sobre a Emigração do Norte de Portugal para o Brasil existe um Projecto do CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade que criou uma base de dados online, da qual constam os emigrantes portugueses que partiram para o Brasil a partir de 1822, estudo efectuado a partir dos livros de passaportes do Norte de Portugal, ou seja, dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Bragança (Para saber mais: https://www.cepese.pt/portal/pt/projectos/tt-concluidos/emigracao-do-norte-de-portugal-para-o-brasil).
Esta base dados pode consultada aqui: http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10.

Porventura muito útil será o artigo Arquivo Nacional lança banco de dados com registro de estrangeiros que chegaram ao Brasil de navio, de Vanessa Sene, jornal online Mundo Lusíada (https://www.mundolusiada.com.br/acontece/arquivo-nacional-lanca-banco-de-dados-com-registro-de-estrangeiros-que-chegaram-de-navio-ao-rio/).

Existe, com algum interesse, a publicação Um Passaporte para a Terra Prometida, com coordenação de Fernando de Sousa, Ismênia Martins, Lená Medeiros de Menezes, Maria Izilda Matos, Maria de Nazaré Sarges e Susana Serpa Silva, publicado em 2011, pelo CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade da Universidade do Porto, disponível aqui: https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/emigracao-portuguesa-para-o-brasil/um-passaporte-para-a-terra-prometida/um-passaporte-para-a-terra-prometida-1/@@download/file/Um%20Passaporte%20para%20a%20Terra%20Prometida.pdf.

Outra publicação de interesse é o artigo O fluxo imigratório do distrito do Porto para o estado do Pará: borracha, conflitos, epidemias e gênero (1834-1930), de Cristina Donza Cancela (Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém-PA, Brasil) que, segundo a autora, «analisa a imigração do distrito do Porto, Portugal, para o estado do Pará, Brasil, entre 1834 e 1930, por meio dos registos de passaporte do Governo Civil do Porto».

Felicidades na sua pesquisa.
Com os meus cumprimentos.
Francisco Vieira
Responder

Volver a “Pesquisas da História Familiar”