Responder

Indivíduos duplicados com o mesmo n.º sosa - como eliminar?

Solicite ajuda sobre qualquer tópico relacionado com o site Geneanet. Reporte um problema. Faça uma sugestão.

Moderador: landerset

hunick
male
Mensajes: 6
Introducción: Gráfico
Navegación: Gráfico
Ver su árbol genealógico
Boa tarde,

Surgiu-me uma situação durante a adição de indivíduos à minha árvore, que me traz aqui a pedir ajuda.
Como se pode ver nas imagens que coloquei em anexo, acontece que:
Recaredo casou com Flávia de quem teve o filho Chindasvindo. Recaredo também casou com Bada de quem teve o filho Suintila.
Na árvore, quando seleciono o retângulo correspondente a Recaredo, aparecem como esposas: Flávia, Bada e Bada (a mesma, com o mesmo n.º sosa).
Quando seleciono Bada (qualquer delas), aparecem como esposos Recaredo e Recaredo (o mesmo, com o mesmo n.º sosa).
Quando seleciono Chindasvindo, aparecem corretamente os seus pais.
Quando seleciono Suintila, também aparecem corretamente os seus pais.
Solicito informação sobre como eliminar o Recaredo duplicado e a Bada duplicada, dado que, em tempos surgiu-me uma situação semelhante e quando experimentei eliminar um duplicado, o resultado foi a eliminação completa do indivíduo e, salvo erro, dos seus ascendentes.
Grato pela atenção.

Humberto
Adjuntos
Recaredo.jpg
Flávia.jpg
Bada.jpg
Chindasvindo.jpg
Suintila.jpg
landerset
landerset
Moderator
Mensajes: 636
Introducción: Texto
Navegación: Texto
Ver su árbol genealógico
Boa noite Humberto,

Muito obrigada pela sua mensagem.

Irei colocar a questão aos técnicos, conto responder com a máxima brevidade possível.

Cumprimentos,
Sofia
landerset
landerset
Moderator
Mensajes: 636
Introducción: Texto
Navegación: Texto
Ver su árbol genealógico
Bom dia Humberto,

Os técnicos corrigiram o erro na sua árvore.

Recomendam fortemente, no entanto, que proceda à correcção do erro na árvore original. Caso volte a importar novo ficheiro GEDCOM com o mesmo erro, não será possível fazer nova correcção.

Cumprimentos,
Sofia
hunick
male
Mensajes: 6
Introducción: Gráfico
Navegación: Gráfico
Ver su árbol genealógico
Bom dia Sofia,

Muito obrigado pela rápida correção do erro na minha árvore.

No entanto, posso acrescentar alguns pormenores sobre esta situação, que talvez facilite a compreensão sobre a origem deste erro.

Primeiro, esclareço que apenas uma vez, há alguns meses (em maio ou junho do corrente ano), fiz uma inportação da minha árvore em GEDCOM para a Geneanet.
A partir desse momento, tenho apenas atualizado e acrescentado dados à minha árvore diretamente na Geneanet, que se tornou a minha ferramenta de trabalho. Para efeitos de segurança dos dados, faço a exportação em GEDCOM para um disco externo. Pelo menos por enquanto, considero este método o que melhor me serve.

Serve esta introdução para tentar provar que a origem do erro ou está na própria Geneanet ou está na forma errada como utilizei a Geneanet, o que é mais provável. Tenho uma suspeita, que passo a descrever:

Quando cheguei à conclusão que na árvore existiam dois registos de indivíduos que afinal correspondiam ao mesmo, estava convencido de que a Geneanet dispõe de dois métodos alternativos para se proceder à fusão dos dois registos. Refiro-me à opção "Fundir com..." disponível no menu "Editar" e à outra opção "Ligação" disponível na ficha de "Editar família" ou "Editar cônjuge". Presentemente, após a ocorrência do erro em apreço, estou confuso e não tenho a certeza se realmente se trata de dois métodos alternativos ou de dois recursos com fins distintos. Se são dois recursos distintos, gostaria de ser esclarecido sobre a função da opção "Ligação".

Os melhores cumprimentos,
Humberto
landerset
landerset
Moderator
Mensajes: 636
Introducción: Texto
Navegación: Texto
Ver su árbol genealógico
Boa tarde Humberto,

Muito obrigada pela sua resposta.

Irei comunicar as suas considerações aos meus colegas técnicos, pois são questões que me ultrapassam. Volto ao seu contacto assim que houver uma resposta.

Cumprimentos,
Sofia
landerset
landerset
Moderator
Mensajes: 636
Introducción: Texto
Navegación: Texto
Ver su árbol genealógico
Boa noite Humberto,

De acordo com os meus colegas técnicos, o erro deriva de um erro na introdução de dados. Uma pessoa foi ligada duas vezes como cônjuge de outra pessoa, e isso é difícil de corrigir. Neste caso, a opção de fundir não é a melhor. O melhor é remover todas as relações (ligações) entre as pessoas e os seus descendentes, e depois recriar todas as relações/ligações.

Isto deve-se ao facto de não existirem pessoas duplicadas, mas apenas a relação entre a pessoa e o cônjuge ter sido duplicada. Assim, não existem pessoas para fundir.

Espero ter ajudado a esclarecer.

Cumprimentos,
Sofia
Responder

Volver a “Ajuda & Apoio Geneanet”